Algumas datas são extremamente importantes para empresas dos mais diversos segmentos. É o caso de exemplos mais recentes, como da Black Friday, mas também principalmente das datas clássicas, como o Natal.

Em 2016, o faturamento na época do Natal foi de R$7,7 milhões – isso apenas para os e-commerces brasileiros – chegando a bem mais no total. Apenas com esse número já fica fácil entender a importância da data para os negócios! Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo a campanha de Natal da sua empresa:

Presentes de natal

1. Treine sua equipe

Um atendimento de excelência é um dos mais importantes diferenciais que uma empresa pode ter. Nesta época, a demanda por seus produtos ou serviços pode aumentar muito, e e importante que os colaboradores estejam preparados para isso. Dependendo do segmento, pode ser necessário até mesmo contratar mão de obra extra temporariamente.

Além de estar bem preparada, a equipe também deve ficar motivada, o que pode ser feito, por exemplo, com um sistema de bonificações.

2. Prepare o estoque

Pelo mesmo motivo do aumento de demanda, se seu negócio vende produtos, é preciso saber se seu estoque vai conseguir atender à procura.

O controle do estoque também deve ser muito bem organizado, de forma a não perder de vista produtos mal armazenados e causar prejuízo.

3. Monte uma vitrine de destaque

Sua vitrine ou fachada diferencia sua empresa das demais ao seu redor. Se for bem decorada, ela chama atenção e pode te ajudar a vender mais. Decorações de Natal criam um visual super chamativo, algo que ajuda a convencer clientes em potencial a entrarem na empresa.

4. Organize o espaço

Mesmo que haja decorações e mais produtos, é importante deixar o espaço organizado e fácil de navegar. Especialmente para lojas, os clientes costumam pegar os produtos para olhar melhor e deixam em outro lugar. Se não for arrumado, o cliente que chegar depois pode não encontrar o que procura.

5. Faça promoções de Natal

Sabe aqueles produtos que sobraram da Black Friday? Ou aqueles que estão ocupando muito espaço no estoque? Ou mesmo aqueles que estão saindo de linha ou expirando? É um bom momento para dar descontos neles. Todo cliente adora uma promoção, principalmente quando eles saem para comprar aquele presente de amigo secreto que o preço estipulado é de R$ 30,00. Para o setor de serviços, também é possível fazer descontos e pacotes promocionais e oferecer vales presente, por exemplo.

6. Use a emoção em suas campanhas

O Natal é um momento de reflexão, solidariedade e de estar junto com a família. Tudo isso faz parte da “magia” do Natal, por isso sua campanha deve sensibilizar. Planeje algo que sensibilize e emocione, pois isso tem tudo a ver com a data.

7. Invista em mídia paga

Pode ser com publicidade tradicional (banners, outdoors, TV, rádio) ou, melhor ainda, em marketing digital. Utilize Facebook e Instagram Ads e Google AdWords para promover a ação com um público segmentado, que realmente tenha interesse na sua marca.

 

Sua empresa está pronta para o Natal 2017? Vai usar alguma das dicas acima?

 

Deixe uma resposta