Você sabia que, das 16 milhões de empresas no Brasil, apenas cerca de 10 mil utilizam soluções de marketing digital? Ou seja, 0,06% das empresas brasileiras investem neste tipo de marketing, um número muito baixo!

Por conta disso, iniciei uma série de postagens para discutir os principais motivos para investir em marketing digital. Será um post por semana, então fique ligado. Não fique para trás, leia a primeira parte aqui, a segunda aqui e a terceira aqui!

4. Alcançar o público certo

Público-alvo

 

Você sabe qual é a importância da sua marca falar com as pessoas certas, no momento certo? Tente imaginar o tanto de propagandas na TV, rádio ou na rua que você já viu e passou batido. Isso ocorre porque provavelmente os produtos anunciados não eram do seu interesse, por isso passam despercebidos. O marketing dos meios tradicionais é considerado de massa, e por isso sua conversão é muito baixa. Ele atinge milhares de pessoas, mas quantas realmente se interessam e vão atrás do produto?

Com o marketing digital, esta situação muda bastante. Plataformas como Google, Facebook e Instagram permitem a segmentação de público para anúncios. Isso significa que você pode restringir sua comunicação a pessoas de determinada faixa etária, ou que moram em certo local, ou mesmo que possuem interesses específicos. Assim, se você conhecer bem seu público-alvo, você consegue se comunicar com ele de forma muito mais direta e eficaz.

Este tipo de segmentação permite que sua marca personalize suas ações e campanhas de marketing. É possível anunciar diferentes produtos para diferentes públicos e monitorar como a campanha foi recebida.

Por exemplo, se você segmentou suas ações para pessoas interessadas em malhação e alimentação fitness, isso possibilita que você faça anúncios e campanhas que respondam às dúvidas e dores específicas desse segmento. Em virtude disso, seu público se identificará muito mais com suas ações, e assim os resultados tendem a ser muito melhores. Este direcionamento também otimiza seu investimento, já que a campanha tem garantia muito maior de atingir quem realmente tem interesse no seu negócio.

Marketing digital para crescer

Ainda duvida que o marketing digital possa trazer resultados? Basta pensar como a maioria das pessoas interage hoje. Todos os dias, bilhões de pessoas passam o dia checando emails, conversando pelo Whatsapp, se informando em sites de notícias e navegando na internet a trabalho ou lazer. É um grande mercado ainda não explorado por muitas empresas, especialmente as pequenas.

Por isso, se você tem interesse em expandir os negócios e ter bom retorno de investimento, não esqueça do marketing digital! Para resultados ainda melhores, contrate serviços de profissionais ou agências, que sabem as melhores técnicas e estratégias a serem usadas. E não esqueça de acompanhar a postagem da semana que vem para saber mais um motivo para investir em marketing digital!