Banco Inter, antigo Banco Intermedium, é um banco digital brasileiro com sede na cidade de Belo Horizonte. É um dos primeiros bancos digitais do Brasil, tendo lançado sua conta 100% digital e gratuita em 2014.
O Banco Inter foi o primeiro banco digital brasileiro a realizar um IPO, o que contribuiu para a expansão de seu modelo de negócios. De acordo com a empresa, a marca tem mais de 6 milhões de usuários desde julho de 2020.
História e objetivos de negócio
A empresa foi fundada em 1994 como uma Fundação Financeira e ao longo dos anos tornou-se um banco (primeiro regional, depois nacional), depois foi de crédito a serviços múltiplos e, após 20 anos de atividade, lançou uma conta digital. Em 2017, passou por um rebranding e mudou seu nome de Intermedium para Banco Inter. Hoje, é uma fintech bem estabelecida e em rápido crescimento.
A estratégia do Banco Inter é trazer "o melhor dos dois mundos" (bancos e fintechs) ao seu serviço. Seu principal objetivo de negócios é fornecer soluções bancárias digitais completas, mas a partir de 2017 também se posicionou como uma plataforma de serviços com várias soluções para seus usuários. Além dos serviços bancários, eles oferecem uma plataforma de investimentos, linhas de crédito, seguros e até um marketplace dentro do aplicativo. Segundo eles, a marca visa simplificar a vida de seus usuários.
Clientes do Banco Inter
De acordo com esta apresentação institucional, cerca de 70% dos clientes têm menos de 36 anos. A partir deste relatório de 2019, pude ver que 67% dos clientes são casados e 63% se identificam como homens, com 27% na faixa etária de 24 a 30 anos. A maioria dos usuários reside no Estado de São Paulo.
A conta digital é o principal produto do Banco Inter e oferece gratuitamente transferências, saques, agendamento de pagamentos, utilização de boleto, etc. Este serviço é o que mais tem usuários, que costumam buscar soluções financeiras mais fáceis de usar, menos burocráticas e mais eficientes que os bancos tradicionais. 35% dos clientes utilizam a conta do Banco Inter como principal e 40% como secundária.
Nos blogs e redes sociais, a maioria das pessoas cita a facilidade de uso, isenção de taxas, o conforto e a economia de tempo como vantagens do Banco Inter e o principal motivo para utilizá-lo. O usuário deseja ter um banco (pagar suas contas, transferir dinheiro, administrar seu contracheque, etc) na palma de suas mãos porque é muito mais eficiente, prático e rápido do que ir fisicamente a uma agência. Usar o aplicativo para investimentos é o segundo motivo mais citado.
 
badge