Havia algumas limitações no projeto em relação aos usuários, que são os funcionários da VLI envolvidos no dia a dia da operação, que podiam conversar com a equipe de Design. Por estarem sempre ocupados em campo, acabamos fazendo entrevistas em grupo para aproveitar melhor a agenda de todos.
Entrevistamos por chamada de vídeo 21 usuários do UNILOG, em grupos, ao longo de duas semanas. Fizemos entrevistas semiestruturadas e os usuários também compartilharam sua tela para nos mostrar e orientar em seu processo no sistema. Aqui estão alguns aprendizados quee tivemos com as sessões:
- A experiência do usuário da formação do trem no sistema é muito complexa: cada página tem um código e o usuário deve memorizar os códigos para poder formar o trem.
- Os processos são muito manuais: eles precisam fazer muitas coisas manualmente, é extremamente demorado.
- Não há feedback do sistema ou alertas em caso de erros.
- Faltam informações importantes no sistema, que poderiam auxiliar o usuário em seu trabalho: ele frequentemente precisa consultar outras fontes.
- As integrações de sistemas não funcionam: os diferentes sistemas não se integram bem e há muito trabalho extra por causa disso.
- Os usuários consideram que processos manuais podem levar a erros e prejuízos na operação.